Páscoa 2014

Para os cristãos, a Páscoa é comemorada como a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.

Adoro a Páscoa e acredito ser importante transmitirmos o significados dos Símbolos que marcam a comemoração da Páscoa, os mais conhecidos são:

Coelho da Páscoa representa a abundância de vida, pelo fato da prole deste animal ter um grande número de filhotes.

Sempre conto para minha filha que é o coelho que trás  e esconde os ovinhos para que ela os procurem, isso torna o dia muito mais divertido, sempre com pegadinhas e lugares inusitados para esconder os deliciosos chocolates, que hoje em dia foram substituídos pelas lembrancinhas, quase não há chocolates nos ovos de páscoas.

Ovo de Páscoa simboliza o começo da vida, por isso eram oferecidos aos familiares e amigos nesta época. Antigamente não existiam ovos de chocolate, então usava-se ovos cozidos e depois decorados. Mais hoje o gostoso mesmo são os Ovos de Chocolates de vários tipos e combinações de sabores…uma delícia para qualquer idade.

Colomba pascal tem o formato da “pomba da paz” que significa a vinda do Espírito Santo. Conta a lenda que este símbolo surgiu na vila de Pavia, na Itália, onde um confeiteiro teria evitado a invasão da vila oferecendo este agrado ao rei, mantendo assim a paz no local.

A símbolos mais antigos e que não são tão utilizados pelo comercio, que move hoje em dia as tradições, como:

– O Cordeiro. De acordo com o Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com o sacrifício de um cordeiro como recordação da libertação da escravidão do Egito. Círio pascal é uma vela acesa que significa o renascimento e a luz que ilumina nossos caminhos. Em muitos locais é comum o círio pascal ser transportado de um local à outro nas procissões.

Girassol é a forma de mostrar que a humanidade deve seguir a luz de Deus, assim como essa flor acompanha a luz do sol onde quer que o sol esteja.

Pão e Vinho – é o símbolo da despedida de Jesus entre os apóstolos antes de ser crucificado.

Sinos da Páscoa cantam a alegria da ressurreição e soando junto com os cânticos de aleluia para anunciar novos tempos e alma nova para o povo.

Além dos símbolos, acho uma delícia as brincadeiras e o clima de Páscoa na qual entendo que nunca devemos deixar esquecido.

Esse ano estaremos viajando então o Coelho da Páscoa irá enviar uma Carta para minha filha contando como será o feriado, e como não estaremos em cada terei que improvisar a divertida caça aos Ovos de Páscoa com pegadinhas de coelho, dentro do quarto do hotel…e a sua como será?

This entry was posted in Home.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *